sábado, 25 de julho de 2009

Projeto Conhecendo Memórias Literárias


EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
 
JAQUELINE FLORES DOS SANTOS
 
Projeto Conhecendo Memórias Literárias
 
LEITURA
 
DIADEMA
2009

 
PLANO ANUAL DE ENSINO     6ª SÉRIE E F (A, E)
           
 
ANO: 2009
 
Carga Horária Semanal: 02h/a        Carga Horária Bimestral: 18h/a

Apresentação:

 
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, está trazendo uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os Clássicos da Literatura, poemas, romances, crônicas e contos.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental, distribuindo kits de livros direcionados especificamente para cada série com títulos diferenciados.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.

 

 
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras de autores mais consagrados, como Machado de Assis e autores contemporâneos como Manoel de Barros, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.

 
Produto Final:
Antologia de Memórias e relatos produzidos pelos alunos;
Mural Literário Informativo.

 
Objetivos:

 
Gerais: Possibilitar o desenvolvimento da leitura em toda a sua extensão de texto, reforçar a apresentação dos gêneros textuais, formar um senso crítico e formar alunos transformadores de linguagem.

 
Específicos:
Possibilitar ao aluno a compreensão do texto nos níveis:

  • Textual: analisar um texto como um todo.

  • Fonológico: o que falar e como falar, entonação de voz, pontuação e ritmo do texto.

  • Morfológico: proporcionar a descoberta da riqueza dos novos vocábulos apresentados e a oportunidade de corrigir a escrita precária.

 
Conteúdo Programático:
Para desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes livros:

  • Memórias Inventadas, As infâncias de Manoel de Barros – Manoel de Barros

  • Papéis Avulsos – Machado de Assis

  • O Coruja – Aluísio Azevedo

 
Materiais utilizados:
A fim de auxiliar no desenvolvimento do trabalho, serão utilizados os materiais abaixo:
Lousa e giz, caderno do aluno, cartolina, aparelho de DVD, aparelho de som, data-show.

 
Metodologia:

 
A metodologia utilizada será especificamente a leitura em diversas modalidades:

  • Leitura silenciosa;

  • Leitura compartilhada;

  • Leitura com agrupação;

  • Leitura colaborativa;

  • Leitura dramatizada;

  • Leitura Interpretativa.

 
Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.

 
Materiais de Apoio Pedagógico

 

  • Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.

  • ASSIS, Machado de. Papéis Avulsos. – São Paulo: Escala Educacional, 2008.

  • AZEVEDO, Aluísio. O Coruja. – 2. ed. – São Paulo: Global, 2008 – Coleção Fortuna Crítica).

  • BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros / iluminuras de Martha Barros. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

  • www.saopaulofazescola.sp.gov.br

 

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