quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Agita Galera 2011


RELATÓRIO AGITA GALERA EE DEP GREGÓRIO BEZERRA
Por: Fred Silva -  Coordenador do Ensino Fundamental

Importância das atividades físicas

A prevalência da inatividade física no Estado de São Paulo é maior do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública como confirmado pela OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE). Mas este fato não acontece somente na população adulta. Os dados de mais de 274 escolares de 6 a 18 anos de idade pertencentes a uma escola pública do estado de São Paulo classificadas de acordo ao nível sócio-econômico (A à E), mostram que as crianças e adolescentes de alto nível sócio-econômico realizam menos do que 3 horas de atividade física por dia e as de baixo nível menos de 2,5 horas por dia , totalizando 22 e 18 horas por semana, respectivamente.
A Organização Mundial de Saúde estima que a inatividade física causa mais de dois milhões de mortes por ano. Segundo estimativas, cerca de 80% das doenças coronárias prematuras se devem à falta de atividade física somada à alimentação inadequada e ao tabagismo.
A atividade física pode ser feita até mesmo dentro de casa, sem necessidade de gastar dinheiro em academias para fazer exercícios, como por exemplo, subir 32 degraus de escada por semana.

Objetivo  
  • Proporcionar aos alunos da escola a conscientização, participação e envolvimento nas atividades físicas;
  • Relacionar todas as atividades que foram realizadas em forma de cooperação, ressaltando a parceria e o companheirismo propiciados em momentos de lazer, envolvendo alunos, professores e funcionários; 
  • Aumentar o nível de conhecimento dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física para a saúde e uma alimentação saudável;
  • Discutir e ampliar o universo do conhecimento da comunidade em geral, sobre a importância de um estilo de vida saudável;
  • Combater o sedentarismo e as doenças provenientes.
  • Desenvolver o movimento corporal e artístico

Justificativa
          O projeto possibilita ao educando a reflexão e conscientização do hábito de exercitar-se, por meio de atividades físicas, em prol de um estilo de vida mais saudável. Tornando o âmbito escolar, um ambiente que proporcione bem estar, resgatando o apreço pela escola tornando um ambiente mais agradável para os alunos.

Público
Alunos, professores, gestores e funcionários.

Atividades
  • Exercícios de aquecimento, alongamento, recreação;
  • Discussão sobre o espaço (sala de aula, pátio, quadra, rua e parques) para a prática de atividade física;
  • Gincana e brincadeiras adaptadas.
  • Jogo de Xadrez e Damas
  • Pular corda
  • Campeonato de futebol
  • Campeonato de Handebol
  • Campeonato de Voleybol
  • Campeonato de Queimada
  • Atividades Artísticas (confecção de telas)
  • Campeonato Tênis de mesa
·         Dança (movimento corporal)

AVALIAÇÃO

Através das atividades desenvolvidas, discussões  em sala de aula com os professores em relação as atividades físicas, postagens e interação dos alunos no blog da escola, é possível que se explore a ampla diversidade de modalidades esportivas que existem em nossa cultura nacional de praticas de esportes e o tema seja utilizado na implementação de uma programação rica de opções, diversificada e sobre tudo motivante e prazerosa aos seus participantes.
As atividades de competições fazem com que:
  • Os alunos aprendam a trabalhar em equipe,
  • Aprendam a respeitar regras e a se socializarem
  • Melhore suas concentrações, sua auto-estima e tornem-se tranqüilos para assimilarem melhor a aprendizagem.
O resgate junto às famílias, sobre danças, brincadeiras e atividades físicas, nos remete as lembranças e faz os alunos realizarem pesquisas e se envolverem, tornando assim uma atividade enriquecedora.
O verdadeiro sentido das atividades, só pode ser alcançado através de afeto e respeito. O Programa Agita Galera faz toda a comunidade se envolver junto com a escola EE DEP GREGÓRIO BEZERRA, em uma Gincana de diferentes atividades físicas, despertando o gosto por elas e o quanto mal faz ser sedentário. 




Confira as imagens das principais atividades que aconteceram no Agita Galera 2011 (26 de Agosto de 2011)


Clique na Imagem abaixo para ser direcionado para o Álbum Picasa Google

3 comentários:

  1. Oi eu sou a Joyce do 5 serie B o agita galera foi muito legal agente fez desenhos muitos legais.
    E tambem foi bem divertido,agente ficou muito tempo com a 7 acho que agente precizava disso me diverti muito bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler e ver as imagens desse agita galera pela integração das diferentes áreas .Parabéms pelo blog da escola.Att.Cinceição SP

    ResponderExcluir
  3. As atividades realizadas sao instrumentos que podemos usar e criar na escola uma ambiente saudável, e é claro para que as crianças laços com seus amigos e também um melhor apreço pela escola, parabens principalmente aos alunos e professores que nos ajudam todos os dias a criar o ambiente que queremos e que buscamos construi todos os dias.

    FRED SILVA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...