terça-feira, 1 de novembro de 2011

RELATÓRIO RECUPERAÇÃO PARALELA DE MATEMÁTICA 02/2011



No dia 27 de agosto deste ano deu-se início ao processo de recuperação paralela de matemática, para os alunos da do 7ºano, a recuperação foi destinada a 40 alunos, divididos em dois grupos, compostos por um conjunto de alunos de cada sala, que foram indicados pelos professores de matemática da classe, o critério de escolha foi alunos que apresentaram dificuldades ao longo do semestre anterior, e avaliação diagnostica com a professora de reforço.
Durante todo o bimestre os alunos participaram do processo, realizando atividades  de acordo com o plano a seguir:

Tividades realizadas
·         Resolução das quatro operações
·         Tabuada
·         Problemas envolvendo as quatro operações


·         Cálculo Multiplicação e Divisão e o com dois números na chave

·         Cálculos envolvendo Potências
Propriedades da potência
·         Quociente
·         Produto
·         Potência de uma potência
·         Produto de dois ou mais números
·         Cálculos com adição de 3 ou mais  números inteiros


·         Subtração com números inteiros.
·         Cálculos de multiplicação com números inteiros
·          Divisão com números inteiros

Foi utilizado  livros da + matemática volume 2 e 3 da SEE,e outras atividades de apoio,retiradas do livro didático A conquista da matemática 6º e7ºano ,os alunos faziam atividades individualmente com o acompanhamento costante da professora e em outros momento trabalhavam em grupos  ou duplas ,para que alem de ajudar uns aos outros pudessemos trabalhar a timidez ,a cooperação e o coletivo como todo.Os alunos receberam da escola um caderno para resolução de exercicios em sala de aula ,o mesmo permanecia na escola com a professora e em dias alternados,levavam o mesmo para casa para desenvolver atividades e dar ciencia aos pais da evolução do aluno que era cada dia mais notável.
O livro + matemática tráz planos de aula muito bem elaborados  e foi muito bem aceito pelos alunos que aprediam enquanto se divertiam com as brincadeiras proposta pelo volume 3 da coleção como o jogo do vai e vem,calculando erros,os caminhos da casa de Marcelo.Uma maneira divertida de se trabalhar com os números inteiros.
De um modo geral houve grande evolução entre todos os alunos atendidos pelo projeto,alguns se destacaram rapidamente se apropriando do conhecimento com maior facilidade,acredito que isso se deu devido ao acompanhamento mais individualizado que projetos como esse podem  proporcionar,outros apresentaram evolução satisfatória embora  inicialmente se fazia necessária a intervenção  constante da professora auxiliando nas atividades.
                Os alunos não apresentaram nenhum tipo de rejeição ao projeto, houve presença bastante efetiva por parte dos mesmos,e as aulas eram bem proveitosas,por várias vezes alguns alunos pediam auxílio sobre algum conteúdo da disciplina que estava sendo trabalhado em sala  e que por timidez eles  não perguntavam na sala de ensino regular.Aprendi então que o processo de recuperação paralela permite não só recuperar o que o aluno não conseguiu absorver no tempo previsto ,como também auxiliar para que não reste dúvidas sobre o conhecimento que ele está construindo agora.

"Ninguém sabe tanto que não possa aprender,
Nem tão pouco que não possa ensinar. " Isaac Newton
 Obrigada pela oportunidade de aprendermos juntos.
                                                                            Professora Dalila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...