segunda-feira, 1 de abril de 2013

Gestão Participativa: Grêmio Estudantil


Curso Extracurricular
Professor Eric Vellone Coló
“Representação política: foco na atuação estudantil”



            O professor Eric Vellone Coló é graduado e licenciado em Ciências Sociais pela USP – Universidade de São Paulo. Percorreu todo o currículo de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Concluiu cursos optativos como Métodos e Técnicas de Pesquisa, Estatística, Introdução à Economia, A Sociologia e a Cidade, Sociologia do Trabalho, Cidade, Política e Políticas Públicas, Desenvolvimento Econômico e Social, Teorias do Comportamento Eleitoral e Urbanização, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
            O professor possui experiência em ações sociais desenvolvidas em comunidades carentes no interior do Estado de São Paulo, já lecionou em diversas instituições e hoje mantém o Projeto Politiquese, que estimula, tanto através de palestras como através das mídias eletrônicas, a discussão pública de temas caros à Ciência Política e à Sociologia.

Justificativa/Problemas

O panorama da educação pública salientou, nos últimos anos, a importância e a necessidade de se firmar a gestão participativa na escola. Gestão participativa entendida como instrumental de participação global da sociedade junto aos processos decisórios das instituições de ensino, através da elaboração, implantação, fiscalização e aprimoramento das políticas educacionais em curso.
Incentivado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o tema ganhou força e hoje é fundamental para compreendermos o desenvolvimento das escolas públicas, sendo debatido e implementado gradualmente junto às instituições. A questão, então, não perpassa mais quanto à quantidade de discussão participativa e sim quanto à qualidade e densidade destas discussões. A urgência, portanto, sai da necessidade de se convidar o público a discutir seus próprios interesses e entra na necessidade de guiar os passos desta “inclusão”. Os alunos (foco no grêmio estudantil), pais, professores, sociedade civil e organizações estão munidos de instrumental teórico para acompanhar processos de representação política? Em outras palavras, a problemática se refere a como efetivar e aperfeiçoar a real participação destes membros da gestão participativa junto ao ambiente escolar.

Objetivo

O curso extracurricular proposto aborda exatamente o instrumental necessário para que a inclusão dos membros da sociedade civil seja efetiva e que ganhe em “massa” teórica. O objetivo das aulas é levar aos alunos (principalmente os do grêmio), professores, pais e responsáveis as ferramentas de compreensão do mundo político a sua volta, enfocando a participação local, evolvendo a comunidade e intervindo junto à escola.
É importante notar que toda a discussão feita durante os semestres tenha um embasamento teórico e garanta uma conversa firme, que não seja estabelecida em “achismos” ou “tentativas”. O debate deve ganhar traços políticos e desta forma colaborar não só com a gestão participativa da escola, mas também incrementar a capacidade crítica dos cidadãos envolvidos, estimulando seu senso democrático.
Tal objetivo não se limita a transmissão pura e simples de “conhecimento” aos alunos. A proposta só será efetiva se englobar todos os envolvidos: alunos (todos, tanto aqueles que já fazem parte do grêmio estudantil ou alguma outra forma de representação, tanto os outros todos que já estudam no ensino fundamental e médio); professores (de todas as disciplinas, pois são eles os responsáveis por replicar o conhecimento e acompanhar os resultados obtidos, cobrando e colaborando com os alunos); e pais (para que interajam com a comunidade e percebam o quão decisórios são no procedimento de construção de uma escola e uma sociedade melhor).
A idéia é, portanto, fomentar a discussão política dentro da escola, trazendo conceitos da sociologia e da ciência política, incrementando o poder de ação dos envolvidos através das esferas corretas e de modo efetivo.

Metodologia

            O trabalho será efetivado através de 10 (dez) aulas-encontro com duração estimada em uma hora e meia cada, quando então o professor terá a oportunidade de concentrar os alunos (principalmente os já membros do grêmio, ademais representantes de sala, professores e pais) em salas de aula que remeterão a um cenário de decisão, ou seja, a idéia é recriar um ambiente que simule a discussão. Não serão palestras exclusivamente, do ponto de vista de que o professor é o único a emitir seus conceitos; serão, sim, debates “mediados” pelo professor. A intenção é que logo no início da exposição o educador discorra sobre o tema do dia, trazendo base teórica, e que então rodadas de perguntas, respostas e exemplos complementem a aula e fixem conhecimento. Eventualmente e oportunamente, textos e vídeos estarão presentes para que a sala seja estimulada. A bibliografia e as fontes que nortearam o programa do curso e serão disponibilizadas para os alunos serão arrolada neste projeto.

Cronograma

         A presente agenda engloba uma turma de alunos a ser montada pela direção, com especial atenção aos alunos do Grêmio Estudantil, estando todos os demais membros da comunidade igualmente convidados. A seqüência das aulas pressupõe a construção de conhecimento, iniciando do básico político até chegar aos termos do Grêmio. A duração de cada encontro será de uma hora e meia; as datas estão sujeitas a alterações, pois o calendário escolar e a disponibilidade dos alunos podem mudar. O leque de conteúdo e sua seqüência também podem sofrer alterações, pois o professor acompanhará a demanda dos alunos e o grau de compreensão dos mesmos, podendo ampliar discussões mais complexas e introduzir temas correlatos. 

Inicio: 01/04/2013 - Segundas e Quartas - feiras
AULA 1 – Neste primeiro encontro, o objetivo é viabilizar o contato entre o educador e os integrantes do grupo, conhecendo-os e os estimulando a falar. Será uma oportunidade de interação e de exposição sobre seus conhecimentos prévios e seus desejos junto ao Grêmio. Nesta data, será apresentado o cronograma e os temas a serem abordados nas aulas.
AULA 2 - Nesta aula, os alunos serão convidados a perder o medo da palavra “política”. Vamos conceituar política, democracia, república e representação política, tanto no âmbito nacional quanto no local (escola/comunidade). Será uma grande introdução à Ciência Política. Continuando a macro Ciência Política, esta segunda aula complementa a primeira no sentido de desenhar o cenário político nacional, descrevendo quais são os poderes, quais são as responsabilidades de cada esfera, o que são os partidos, a definição de ideologia e como funciona uma eleição.
AULA 3 - Passando para a Sociologia, a terceira aula vai esclarecer conceitos úteis ao estudo da sociedade. Nesta aula, a intenção é mostrar que todos estão conectados e que a sociedade depende de estruturas. Ainda no âmbito das definições, o terceiro encontro trata das possibilidades da diversidade, vamos conversar sobre o “diferente”, expondo temas como bullying, preconceitos, violências e intolerâncias. Será uma grande introdução à Sociologia. Os “líderes” serão estimulados a resolver as situações de violência
AULA 4 - Delimitando o estudo, na quarta aula abordaremos o Grêmio Estudantil. Trataremos o conceito de Grêmio, quais seus objetivos, como se estrutura, como se porta e quais são as responsabilidades. Todas as aulas anteriores são aqui usadas para refletir o macro no micro .  
AULA 5 – Ainda tratando especificamente o Grêmio, a quinta aula será dedicada totalmente a situações-problema; haverá debates e conclusões sobre as possibilidades de atuação da comunidade.
AULA 6 - Na sexta aula haverá uma Introdução à Economia. Os alunos serão convidados a perceber que os recursos (financeiros ou não) são escassos e que suas decisões e opiniões terão impacto importante junto aos resultados do trabalho, tanto individual quanto coletivo. Aproveitando a temática, serão discutidos patrimônio, orçamento, gastos, lucros e responsabilidade contábil.
AULA 7 – Será aqui reconsiderada a organização do Grêmio, pontuando a Assembleia Geral, o Conselho de Representantes, a Diretoria e os associados.
AULAS 8 e 9 – Os integrantes do Grêmio serão convidados a produzir e arquitetar o Estatuto da agremiação, registrando seus princípios básicos, garantindo autonomia, discutindo direitos e deveres 
 AULA 10 – Neste último encontro, os alunos serão levados a construir conclusões. Após todos os artigos lidos, exposições e debates, a ideia é que o professor “saia de cena” e conduza um grande encontro de idéias e possibilidades. Projetos serão propostos, debatidos, iniciados e o estatuto será concluído.

Recursos e Materiais

         O trabalho ocorrerá, preferencialmente, em salas de aula multimídia, com a presença do projetor digital para a apresentação de slides, fotos, gráficos e eventualmente reportagens. O professor recomenda que as carteiras da sala sejam dispostas em formato de “U” para facilitar o debate entre os alunos, e não em seqüências de filas, como normalmente são ministradas as aulas.
            Quanto aos textos, trechos curtos de 1 (uma) a 2 (duas) páginas serão fotocopiados e distribuídos aos alunos, eventualmente e de acordo com o calendário bibliográfico.Nenhum deles tem direitos autorais registrados a serem pagos.


Referências

Segue, portanto, a lista de referências bibliográficas utilizadas tanto na elaboração do projeto, quanto nas aulas a serem ministradas.
MOISES, J. A., 2008, “Cultura Política, Instituições e Democracia – Lições da Experiência Brasileira”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 23:66, PP.11-44;  
ARISTÓTELES. A Política, Livros I, II e III;
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe, cap. I;
HOBBES, Thomas. Leviatã, Primeira Parte;
DA MATTA, Roberto, 1981. Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social;
GIDDENS, Anthony,1984. Sociologia: Uma Breve porém Crítica Introdução;
SITES

3 comentários:

  1. É com muito prazer que vou apresentar esta proposta para a Secretaria da Educação e alguns diretores nesta sexta-feira dia 5/4/13. Um obrigado especial a todos os estudantes envolvidos e à direção.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Eric! Por essas e outras ações e colheitas que não podemos desistir! Quando uma equipe trabalha bem, só poderá colher bons frutos...vejo que o trabalho é árduo, mas ao longo do caminho vamos ganhando pérolas, conquistas e sorrisos!
    Sucesso na apresentação!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Grêmio e Eric pelo sucesso dessa formação.O empenho de todos me deixa cheia de orgulho..estou vivenciando e deliciando com o crescimento do grupo.Conte sempre comigo.Abraços Raquel

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...