quinta-feira, 23 de julho de 2015

Atenção!
A reposição do Gregório está a todo o vapor
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As Postagem a seguir retratam os registros das atividades.

             Reposição da greve do 6º Anos – 2015 – Prof. Dirce - ARTE   
                Dança Clássica, Moderna e Contemporânea
   Ruptura entre dança clássica, dança  moderna e dança contemporânea. Na dança e nos modos como sua linguagem se desenvolveu no decorrer da história, podemos perceber como o corpo tem sido visto, pensado e modificado.                                                                                                                      Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando em virtuose, tenta dominar sua natureza, refinando seus movimentos. Em um primeiro momento, ele nos parece, por suas posições corporais, mais estático,  buscando demonstrar a clareza das linhas dos movimentos. Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da corte o balé da ação, o balé romântico e o balé clássico, que trouxe as sapatilhas de ponta – fator importante na imposição desse modelo –, as dançarinas pálidas e etéreas, e as histórias fantásticas de cisnes e princesas, nas quais há um modelo de mulher frágil e delicada determinada por um corpo magro, franzino, que evidencia as linhas e os ângulos tão valorizados por essa dança e a qualidade de movimento aéreo, extremamente leve, contra a gravidade. A redução do peso corporal é condição sine qua non (ação, condição ou ingrediente indispensável) em muitas companhias, e o coreógrafo George Balanchine teve papel importante no processo de cristalização desse padrão, ao reforçá-lo em um período (décadas de 1960 e 1970) em que muitos artistas experimentavam exatamente a diversidade de corpos em cenas.Algumas palavras-chave sintetizam a dança clássica: posições; verticalidade; frontalidade; rotação externa dos membros inferiores; virtuose; sapatilhas de ponta; precisão; movimento aéreo, leve, contragravidade;  corpo do dançarino; fábulas.
Os princípios básicos do balé são:


-  Postura ereta;                                                                                                                                       -  Uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores);                                                               -  Verticalidade corporal;                                                                                                                                       -  Disciplina;Leveza, Harmonia   -  e Simetria.



       Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandonando as posições dos braços, das pernas e dos pés, buscando também o chão como espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico de mulher e de temas. Em geração antecedente, Isadora Duncan foi exemplo de outra vertente em que se buscou a espontaneidade de movimentos e formas – um corpo mais livre, tanto da rigidez acadêmica da dança clássica quanto da restrição de movimentos imposta por roupas (corpetes e espartilhos) e calçados (sapatilhas de ponta), que inibiam a movimentação e a livre expressão do corpo. São artistas visionários da dança moderna: Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis...     Algumas palavras-chave da dança moderna: corpo do dançarino; mitos; uso do chão; liberdade de movimento; plexo solar; mobilidade do tronco.
    
           Somando novas características oriundas da dança moderna, o corpo na dança contemporânea rompe totalmente com a movimentação da dança clássica, chegando, às vezes, até mesmo a deixar de lado sua estética: o que vai importar será a transmissão de sentimentos, ideias, subjetividades afloradas nos dançarinos e espectadores. Solos são bastante frequentes nessa dança. Os artistas procuram mostrar a possibilidade de trabalhar com maior diversidade de corpos, técnicas e temas, assim como a ausência deles. Procura-se levar para a cena corpos mais “comuns”, que fazem parte do cotidiano, em oposição à virtuose, que, de qualquer maneira, caracteriza as danças e os períodos anteriores. Como a dança contemporânea ainda é um conceito que está se formando, há alguns aspectos que apontam características diferenciadas dessa linguagem, como: a pesquisa de movimentos que não “parecem” dança, com renovação do vocabulário gestual por meio da pesquisa dos movimentos do cotidiano; o cruzamento de fronteiras entre as linguagens artísticas, com a mescla entre dança, teatro, vídeo, computador e outras tecnologias; a presença da figura do criador-intérprete, em vez da do diretor; a improvisação como estratégia de criação; os diferentes treinamentos realizados pelos dançarinos – ioga, capoeira, eutonia (tensão,tônus muscular), natação, dança de salão, dança clássica etc. – para conhecer e desenvolver sua própria dança; o uso da música e a dança sem música; os diferentes espaços onde acontece a dança contemporânea; entre tantos outros aspectos. Esse corpo contemporâneo também deve ser eclético, devendo ajustar-se a vários estilos de dança.
Algumas palavras-chave: pesquisa; processo; cotidiano; criador-intérprete; solos; movimentação no chão; movimentos do cotidiano; cruzamento de fronteiras entre as linguagens artística.
 Características:                                                                                                                                                           
- Solos de improvisação são bastante frequentes  nessa modalidade. - Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimentos.  - A Dança Contemporânea não possui uma técnica única estabelecida; Todos os tipos de pessoas podem praticá-la. - As coreografias contemporâneas são executadas por meio de métodos tais como improvisação e são compostas de temas relacionados à política, sociedade, cultura, autobiografia, comportamento e quotidiano.


ATIVIDADES
1. Leitura do texto                                                                                                                       
  2. Grife as partes que considera mais importante no texto                                                       
 3. Escreva com sua  palavras o que aprendeu sobre o assunto: Linguagem das danças clássicas, moderna e contemporânea.                                                                                                  
  4. Represente as três danças com figuras humanas em movimento: Desenho, recorte e colagens com papel craft  preto .


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